sábado, 7 de julho de 2012

Porque o “DEFENSORES DE PONTEZINHA” foca tanta coisa que não é do lugar?

ESTE É O BRASIL DOS SONHOS DO PT.


Simples! Estamos vivendo uma campanha eleitoral, tudo de alguma forma interfere em nosso município, se um partido prega uma coisa e age de outra é lógico (que por obediência ao partido) todos seus membros sigam suas determinações. O PT já deu demonstrações que a vontade de apenas um dos seus líderes joga por terra toda ideologia do partido e como o PT tem candidatos no Cabo temos que nos precaver
Assistimos diariamente conduta desprezível dos seus dirigentes é de se esperar que seus subalternos sigam o que lhes é determinado, não é um partido (partido-ser, tomar parte) no PT as decisões de um só homem certas ou erradas são cumpridas à risca, membros do partido são jogados ás piranhas para salvar a pele de um dirigente, seguidores são manipulados como gado acatando o que comprovadamente é mentira, defendendo o indefensável, provas não faltam. 
Em todos os partidos existe a sujeira, em todos os setores da vida existem pessoas desonestas, pervertidas, crápulas, porém o PT conseguiu arregimentar o maior número de crápulas, uma coisa nunca antiz vizta neze paiz.
Todos sabemos que Hugo Chaves quer implantar o comunismo na Venezuela, com nome disfarçado de poder do povo, imundo. Indo conta todas as correntes e comportamento do povo brasileiro o ex presidente, faz festa para o amigo, claro, são irmãos siameses, são crápulas, ratos, escória.
Quem manda no PT não é uma executiva é apenas Lula, sua palavra é lei e ordem, então votando em candidatos do PT você estará votando num boneco que vai baixar a cabeça toda vez que “a executiva” lhe der um grito, e de lá nunca saiu nem vai sair nada que preste.  
DILMA JÁ COMEÇOU A OUVIR OS SONS DA DEMOCRACIA! 

A CADA DIA A SUJEIRA DO PT VAI ESCORRENDO PELA PÁGINAS DA INTERNET, PELOS CORREDORES DOS METRÔS, DOS TRENS, DOS ÔNIBUS, BREVE TANTA SUJEIRA ENTUPIRÁ O RESPIRADOURO DO POVO AI, VAMOS VER SE NOSSO POVO É TÃO LENIENTE QUANTO ACHA QUE SEJA OS GÊNIOS PETISTAS.
.
CELSO DANIEL, PETISTA, PREFEITO DE SÃO PAULO
TALVEZ TUA MORTE NÃO TENHA SIDO EM VÃO! 
BREVE O TIRO QUE MATOU DE CELSO VAI RIBOMBAR PELO BRASIL, AI O ESTRAGO SERÁ MUITO MAIOR QUE O DESLOCAMENTO DE AR DE UM CAÇA SUPERSÔNICO.
O FANTASMA VOLTA!
COR: VERMELHO SANGUE, QUE ELES ESPERAM VER DERRAMADO DOS BRASILEIROS, PARA CONCRETIZAÇÃO DOS SEUS SONHOS.


UM ASSASSINATO PARA MANUTENÇÃO DO PODER.

ISTO É BRASIL ISTO É PT
LIBERDADE DE EXPRESSÃO
DESDE QUE NÃO FALE MAL DO PT - PARTIDO DO TRAMBIQUE, DA CORRUPÇÃO, DA MARACUTAIA, DA FALTA DE VERGONHA, DO DESVIO DE VERBAS E DE ...
MENTIRA? O PT JÁ DEU PROVAS QUE PARA SE MANTER NO PODER JOGA OS SEUS ÁS PIRANHAS.

A Constituição garante a liberdade de imprensa, mas há muita gente, principalmente governantes e políticos corruptos, interessada em acabar com ela. Prova disto é o que aconteceu, semanas atrás, no ABC paulista. A revista semanal Free São Paulo, que é distribuída gratuitamente nas estações do Metrô e trens de São Paulo foi apreendida. O motivo? A publicação de uma matéria mostrando que o assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel, foi um crime político, consequência de um esquema de corrupção comandado pelo PT.
A revista foi apreendida no ABC, mas está disponível na internet. Quem quiser ler o que a revista publicou pode fazê-lo acessando


Quando abrir a página, feche Download this publication e clique sobre a capa da revista. Aparecerão as páginas com a matéria sobre o caso Celso Daniel.

Esta é a capa da revista apreendida
LEIAM A VERDADE SOBRE A MORTE DE CELSO DANIEL, UM PETISTA QUE NÃO QUIZ CONTINUAR NUM PARTIDO QUE TUDO QUE VISA É ROUBAR O BRASIL.
QUANDO ABRIR O LINK NÃO PRECISA FAZER download  BASTA CLICAR DUAS VEZES SOBRE A CAPA DA REVISTA QUE AS PÁGINAS ABREM.

LIVRE DIREITO DE RESPOSTA. QUALQUER COMENTÁRIO, SEJA FAVORÁVEL OU NÃO SERÁ PUBLICADO, CLARO QUE OS FAVORÁVEIS JÁ ESTÃO COLOCANDO AS CARAPUÇAS NAS CABEÇAS, PORTANTO PARTE DO ESQUEMA DE CORRUPÇÃO, ROUBO, E DEMAIS QUALIFICAÇÕES DO PT. 

Em 2012, não vai dar prá ninguém o PT vai mostrar sua força elegedo os prefeitos da principais cidades!-SONHO DA QUADRILHA

E DILMA JÁ COMEÇA A OUVIR A VOZ DA DEMOCRACIA, É GRITO DE PROTESTO POR TODOS OS LADOS, O GRITAÇO SAIRÁ DAS URNAS  

PT EM DESVANTAGEM EM 9 DE 10 CAPITAIS - Paulo Celso Pereira

PT terá dificuldades nas dez maiores capitais
O Globo - 05/07/2012
O PT começa a campanha com cenário desfavorável em nove das dez maiores capitais. A legenda lançará candidato em sete, mas, por enquanto, lidera só em Recife. O fim da aliança com o PSB local, no entanto, deve mudar o quadro. Ontem, desiludido com o partido, o deputado Maurício Rands (PT-PE) anunciou sua saída
Nomes do partido em cidades como Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre vão mal nas pesquisas de intenção de voto

BRASÍLIA. O PT enfrentará uma dura batalha para conseguir sair das eleições de outubro controlando qualquer uma das dez maiores cidades do país. Com a definição de Patrus Ananias como candidato em Belo Horizonte, os petistas passaram a ter nomes próprios em sete delas. Mas, se há três semanas a situação geral parecia alvissareira, hoje o quadro é sombrio. O único candidato do partido que lidera as pesquisas em uma dessas capitais é o senador Humberto Costa, em Recife, mas lá ele terá de enfrentar o candidato do governador Eduardo Campos (PSB), com aprovação popular que já chegou a 90%, e que está construindo uma aliança com quase uma dezena de partidos que antes estavam com o PT.
Por isso, Costa não deverá contar com apoio de parte significativa de seus correligionários, ainda magoados com a retirada do nome do atual prefeito, João da Costa, que foi impedido pela direção nacional do partido de disputar a reeleição.
Em São Paulo, o petista Fernando Haddad só agora chegou aos 8% de intenção de voto, ainda distante dos 30% do tucano José Serra. Terá contra si na campanha as máquinas da prefeitura de Gilberto Kassab e do governo de Geraldo Alckmin, ambos aliados de Serra. Para completar, ainda que Lula continue sendo apontado como principal eleitor na cidade, sua capacidade de influência vem se reduzindo nos últimos meses.
O cenário é parecido em Belo Horizonte. Com a ruptura sacramentada no fim de semana, o PT terá pela frente a missão de fazer Patrus Ananias superar os pesos das máquinas da prefeitura e do governo de Antonio Anastasia para derrotar o prefeito Márcio Lacerda, que lidera as pesquisas com grande folga. E o senador Aécio Neves, patrono da candidatura de Lacerda, é apontado nas últimas pesquisas como o principal eleitor na cidade.
No Rio, o partido firmou uma aliança com o prefeito Eduardo Paes e indicou para vice o vereador Adilson Pires. O mesmo ocorreu em Manaus, onde o partido indicou o vice da candidata do PCdoB, senadora Vanessa Grazziotin, e em Curitiba, com vice na chapa de Gustavo Fruet (PDT). Em Porto Alegre, o partido lançou o deputado estadual Adão Villaverde, que tem menos de 10% das intenções de voto, em um cenário de polarização entre as candidaturas do atual prefeito José Fortunati (PDT) e da deputada Manuela D"Ávila (PCdoB), os dois com mais de 30% das intenções de voto.
Em Salvador e Fortaleza, que com Recife formam as três maiores capitais nordestinas, o cenário também é incerto. Se dois anos atrás o governador Jaques Wagner (PT) se reelegeu com 63% das intenções de voto, hoje sua popularidade já não é tão grande. É nesse cenário que o candidato do PT, Nelson Pellegrino, enfrentará seu principal adversário, o deputado ACM Neto, que lidera com folga as pesquisas.
Em Fortaleza, por sua vez, o PT também viu o PSB se descolar de sua candidatura e, assim, ficou sem apoio do governador Cid Gomes. O petista Elmano Freitas, escolhido pela prefeita Luizianne Lins para sucedê-la, amargava entre 1% e 2% na pesquisa Ibope divulgada em maio. A gestão de Luizianne vem sendo mal avaliada.
- Em Belo Horizonte, Recife e Fortaleza, a situação só chegou a esse ponto pelas divergências internas do PT. O PT vem sendo vítima de suas próprias divergências e incompreensões. Eles demoraram meses para definir seus campos - avalia um ex-aliado.
Em Belém, o candidato petista será o deputado estadual Alfredo Costa, que está mal nas pesquisas e não anima nem mesmo os correligionários de lá. Pela frente, ele tem candidatos fortes. O líder das pesquisas é o ex-petista Edmílson Rodrigues (PSOL), seguido do candidato de Jader Barbalho, José Priante (PMDB) e do candidato do governador Simão Jatene, Zenado Coutinho (PSDB).

NOTA DO AUTOR DO BLOG. RESUMINDO: PARA SE MANTER NO PODER O PT FAZ TANTA SAFADEZA, RASGA SEU PRÓPRIO ESTATUTO PARA SEGUIR AS ORDENS DO ANIMAL QUE O POVO (AQUELE MAIS CREDULO NAS PROMESSAS DO MEGALOMANIACO DO ABC) JÁ COMEÇA A VER ONDE ESTAVA AMARANDO O JEGUE.

MANCOMUNADO COM O NARCOTRAFICO E OBEDIENTE A S DIRETRIZES DO FORO DE SÃO PAULO O GOVERNO BRASILEIRO, LULA/DILMA, MAIS UMA VEZ OBEDECENDO AS ORDENS DE CHAVES/FIDEL, TENTARAM DESESTABILIZAR UMA NAÇÃO, (DA MESMA FORMA QUE FIZERAM COM HONDURAS), ESQUECERAM QUE NEM TODAS AS NAÇÕES DO MUNDO É FORMADA POR PESSOAS TÃO"DESTRIDAS COMO OS BRASILEIROS, NEM TÃO "MALEÁVEIS")

O PROJETO, O AUTOR, O EXECUTOR.


Aluizio Paes6 de Julho de 2012 20:23
DILMA É PROTAGONISTA DO EPISÓDIO MAIS VERGONHOSO DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA EM QUASE 10 ANOS DE GOVERNO PETISTA: INCITAMENTO A UM GOLPE MILITAR!
OU: VENEZUELA DE CHÁVEZ NO MERCOSUL TRAZ O NARCOTRÁFICO PARA O BLOCO

Eládio Aponte era presidente do Tribunal Superior de Justiça da Venezuela e confessa: protegia o narcotráfico a mando de Chávez e de militares venezuelanos
Na política externa, Dilma Rousseff chegou a emitir alguns sinais benignos na relação com o Irã. Chegou-se a imaginar que o país pudesse ter se reconciliado com a racionalidade e com os fundamentos universais da democracia. Que nada! Oito anos do megalonaniquismo de Celso Amorim no Itamaraty não levaram o país a um papel tão vergonhoso quanto o desempenhado na crise paraguaia.

Sim, senhores! Dona Dilma Rousseff, aquela que deu posse à Comissão da Verdade, aquela que não perde a chance de exaltar seus “camaradas” de luta — todos eles, como ela própria, empenhados então em instalar no Brasil uma ditadura comunista, aquela que tentou punir militares da reserva porque expressaram um descontentamento (e o fizeram dentro da lei), esta mesma Dilma Rousseff pôs as suas digitais no que foi nada mais, nada menos do que o incitamento a um golpe militar no Paraguai. A safra de esquerdistas latino-americanos no poder não descarta, então, apelar às forças uniformizadas, não é? Desde que os tanques estejam a favor da “boa causa”: a deles!

As revelações feitas agora pela cúpula do governo uruguaio não deixam a menor dúvida: Dilma não foi apenas uma das articuladoras da suspensão do Paraguai do Mercosul. Ela também foi a principal artífice do golpe — este na esfera diplomática — que aprovou o ingresso da Venezuela no grupo. A presidente brasileira atuou para acolher um governo que, dias antes, havia se reunido com a cúpula militar paraguaia para incitar uma quartelada.

Se os generais do Paraguai tivessem feito o que lhes recomendou Chávez, a Constituição do país teria sido rasgada. Fernando Lugo teria sido mantido no poder pelos tanques, e a nossa presidenta certamente estaria chamando a solução, agora, de “democrática”.
VEJA Online havia revelado em primeira mão a tentativa de quartelada chavista. Os filmes que vieram a público não deixam a menor dúvida.

O Apedeuta e seu Megalonanico tentaram desestabilizar Honduras também. Naquele caso, no entanto, tentou-se criar um levante popular em favor de Manuel Zelaya. Ocorre que o povo hondurenho não queria o malucão de volta, como o paraguaio não quer o retorno do bispo “pegador”. Desta feita, a coisa chega a ser mais asquerosa porque se tentou uma solução que já foi, digamos assim, um clássico na América Latina: a quartelada!

NARCOTRÁFICO
A cúpula do governo de Hugo Chávez está infiltrada pelo narcotráfico, e muitos de seus generais são parceiros da Farc. Não se esqueçam de que armamento pesado das forças venezuelanas já foram encontrados com os narcoguerrilheiros. No dia 5 de maio, José Casado informava no Globo:

Desde a última quarta-feira, o nome do venezuelano Eladio Ramón Aponte Aponte reluz na lista “vermelha” da Interpol, a pedido do governo de seu país.
(…)
A vida de Aponte, de 63 anos, mudou seis semanas atrás. Era um homem da lei. Virou foragido da Justiça. Era um dos pilares do governo Hugo Chávez. Tornou-se o “inimigo número um” caçado pelos chavistas. Era presidente do Tribunal Superior de Justiça - a Suprema Corte venezuelana. Agora é um delator da DEA, a agência antidrogas dos Estados Unidos.

Ele confessou cumplicidade com uma rede sul-americana de narcotráfico. E admitiu ter manipulado processos judiciais para favorecer traficantes cujos negócios — contou — eram partilhados com alguns dos mais graduados funcionários civis e militares do governo Chávez.

Citou especificamente: o ministro da Defesa, general de brigada Henry de Jesús Rangel Silva; o presidente da Assembleia Nacional, deputado Diosdado Cabello; o vice-ministro de Segurança Interna e diretor do Escritório Nacional Antidrogas, Néstor Luis Reverol; o comandante da IVa Divisão Blindada do Exército, Clíver Alcalá; e o ex-diretor da seção de Inteligência Militar, Hugo Carvajal.

O juiz Aponte Aponte conheceu a desgraça em março, quando seu nome foi descoberto na folha de pagamentos de um narcotraficante civil, Walid Makled. Convocado para uma audiência na Assembleia Nacional, desconfiou. Na tarde de 2 de abril, ajeitou papéis em uma caixa, deixou o tribunal e entrou em um táxi. Rodou 500 quilômetros até um aeroporto do interior, alugou um avião e aterrissou na Costa Rica. Ali, pediu para entrar no sistema de proteção que a agência antidrogas dos EUA oferece aos delatores considerados importantes.

Três semanas atrás, o juiz-delator reapareceu em uma entrevista ao canal Soi TV, da Costa Rica, contando em detalhes como é feita a manipulação de processos judiciais para livrar da prisão traficantes vinculados a personalidades do governo.

Deu como exemplo um caso no qual está envolvido um ex-adido militar venezuelano no Brasil, o tenente-coronel Pedro José Maggino Belicchi. Segundo o juiz-delator, Maggino Belicchi integra a rede militar que há anos utiliza quartéis da IVª Divisão Blindada do Exército da Venezuela como bases logísticas para transporte de pasta-base e de cocaína exportadas por facções da Farc, a narcoguerrilha colombiana. O tenente-coronel foi preso em flagrante no dia 16 de novembro de 2005, com outros militares, transportando 2,2 toneladas de cocaína em um caminhão do Exército (placa EJ-746).

Na presidência da Suprema Corte, Aponte Aponte diz ter recebido e atendido aos apelos da Presidência da República, do Ministério da Defesa e do organismo venezuelano de repressão a drogas para liberar Magino Belicchi e os demais militares envolvidos. Faz parte da rotina judicial venezuelana, ele contou na entrevista à televisão da Costa Rica.

O general Henry de Jesus Rangel Silva, citado pelo juiz-delator, comandou a Quarta Divisão Blindada, uma das unidades mais importantes do Exército venezuelano. Desde 2008, ele figura na lista oficial de narcotraficantes vinculados às Farc colombianas e cujos bens e contas bancárias estão interditados pelo governo dos Estados Unidos. Em janeiro, o presidente Hugo Chávez decidiu condecorá-lo em público e promovê-lo ao cargo de ministro da Defesa. “Rangel Silva é atacado”, justificou Chávez em discurso.
(…)

Encerro
É essa gente que Dilma Rousseff e Cristina Kirchner estão levando para o Mercosul.

Por Reinaldo Azevedo

Eládio Aponte era presidente do Tribunal Superior de Justiça da Venezuela e confessa: protegia o narcotráfico a mando de Chávez e de militares venezuelanos
COLUNA DO CLAUDIO HUMBERTO - 04/07/2012
Paraguai pode, enfim, aprovar base dos EUA
Questão controversa há anos no Paraguai, a instalação de uma base militar no país poderá agitar as eleições marcadas para abril. Suspenso da Unasul e do Mercosul, além de abrir caminho para alianças econômicas com Europa, China e EUA, o Paraguai cederia espaço estratégico na fronteira da Tríplice Aliança, “reduto terrorista”, segundo os americanos. O Mercosul vetava qualquer discussão sobre o tema.

OLHA AI MAIS UM TIRO NO PÉ!

Olho no Aquífero
Com a pretendida base no Paraguai, os EUA pretendem monitorar a maior reserva de água subterrânea do mundo, o Aquífero Guarani.

QUEM SAI GANHANDO?
Sonho antigo
O Paraguai tem acordo de treinamento militar com os EUA, mas o ex-presidente Fernando Lugo resistia à instalação da base militar.

Inimigos, pero...
O bravateiro Hugo Chávez adora falar mal dos Estados Unidos, mas Obama continua sendo o maior comprador de petróleo da Venezuela.
MAIS POLITICA PETISTA DE QUALIDADE
Por pouco
Lula daria “pitacos” na reunião do Mercosul em Mendonza, Argentina. Não foi, para “preservar a voz” e porque Hugo Chávez também não foi. Poupamos a grana de cinco seguranças que o acompanhariam.

Na lista
O presidente do Uruguai, José Mujica, é candidato ao troféu “Biruta de Aeroporto” de 2012: disse antes que era a favor da entrada da Venezuela no Mercosul, agora revela ter sido pressionado pelo Brasil.

Assim é, se lhe parece
Advogado petista, Luiz Eduardo Greenhalgh deu recado “à la Lula” no Twitter: “Delúbio Soares é das mais respeitadas figuras do PT. Não procedem as notícias de que assumiria culpas que não existem”.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

UMA MANIFESTAÇÃO QUE ESTA SENDO RESGADATA



HÁ 25 ANOS QUANDO CHEGUEI AO CABO ESTA MINIFESTAÇÃO DA CULTURA DO NOSSO HOMEM SERTANEJO, DO NOSSO VAQUEIRO ERA VISTA NO CABO E EM PONTEZINHA, PERDEU-SE NAS CURVAS DO TEMPO E AGORA PODERÁ SER RESGADATADA. VAMOS PRESTIGIAR É UMA LUTA DE TODOS QUE DESEJAM MANTER AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DO NOSSO POVO VIVAS. O CABO TEM BONS CORREDORES, VENCEDORES EM OUTROS ESTADOS, PORQUE NÃO PRESTIGIAMOS NOSSOS CORREDORES, NOSSOS VAQUEIROS E MANTEMOS VIVAS NOSSAS RAÍZES.
POVO SEM LAÇOS CULTURAIS COM SUAS RAIZES SE PERDE.

PARABÉNS A TODOS QUE ESTÃO LUTANDO PARA TORNAR ISSO POSSÍVEL.

NUNCA ANTIZ NEZE PAIZ UM PAR TIDO FOI TÃO ELOGIADO

SIMBORA PETEZADA!
EU NÃO ACREDITO NUMA SÓ PALAVRA DO QUE DIZEM NESTE VÍDEO

quarta-feira, 4 de julho de 2012

BLOG INDICADO

UMA HONRA!

CONSELHO SOCIAL DOS MORADORES ABRE PORTAS I


CONSENHO SOCIAL DOS MORADORES DE PONTEZINHA abre suas portas todos os últimos sábados de cada mês para sua reunião. Visando o período eleitoral, recebe indistintamente todos os candidatos que desejarem expor seus projetos, como ocorreu no sábado pp. O Objetivo é possibilitar aos cidadãos associados ou não o acesso a informações possibilitando uma analise sobre todos que se candidatam a representá-los.
             O Conselho sempre foi apartidário, e busca informar.
Sabado 01/07, houve uma reunião bastante proveitosa, falaram candidatos a vereadores e lideranças locais, o saldo positivo dessas reuniões se refletirá nas eleições.      
     

segunda-feira, 2 de julho de 2012

SEM QUERER DENEGRIR A IMAGEM DE NINGUÉM! QUEM ROUBA UMA VEZ ROUBA CEM, QUEM COM PORCO SE JUNTA...

EM CHIQUEIRO COME, FILHO DE PEIXE DEIXOU DE SER PEIXINHO HÁ MUITO TEMPO, AGORA É "TUBA", PARA PODER DIZER QUE COMEU MAIS QUE "ALGUÉM"
Matéria surrupiada dos amigos do Blog: DE PONTE DOS CARVALHOS
http://blogdeponte.blogspot.com.br

ESTADO DE PERNAMBUCO

TRIBUNAL DE CONTAS

CORREGEDORIA-GERAL

Anexo ao Ofício TC/CORG nº 08/2012, de 06/06/2012

Relação provisória, em atendimento ao Protocolo de Cooperação Técnica celebrado entre o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e o Ministério Público Eleitoral, com os nomes dos responsáveis que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas, por decisão irrecorrível, nos 08 (oito) anos anteriores ao pleito de 07/10/2012. A presente relação registra os processos cujas deliberações transitaram em julgado até o dia 04/06/2012. Salientamos que a relação definitiva será elaborada e encaminhada à Justiça Eleitoral até o dia 05/07/2012.

Relação Cabo de Santo Agostinho.


ELEIÇÃO VEM AI!

POVO CABENSE SE PRETENDE UM DIA TER UMA CIDADE DIGNA ESTES SÃO NOMES
DE PESSOAS QUE DEVERIAM TER SIDO BANIDAS DO MUNDO POLÍTICO CABENSE MUITO TEMPO, MAS NADA QUE UMA CESTA BÁSICA OU UM EMPREGO NO “ONDA LIMPA” NÃO RESOLVA NÃO É MESMO?
SE ESTA NESSA RELAÇÃO NÃO MERECE SEU VOTO, NÃO SE DEIXE ENGANAR A JUSTIÇA NÃO CONDENARIA NINGUÉM SE NÃO TIVESSE PROVAS QUE METERAM A MÃO NO SEU DINHEIRO - ELEJAM-NOS SEUS INDICADOS, PARENTES E AMIGOS E DEPOIS FIQUEM RECLAMANDO QUE A SAÚDE NÃO PRESTA AS ESCOLAS NÃO FUNCIONAM.
Lista dos Fichas Suja do Cabo de Santo Agostinho


 

domingo, 1 de julho de 2012

DOMINGO MINUTOS ANTES DA FINAL DA EUROCOPA.


O PT DE LULA COM AJUDA DE MILHÕES DE TRAIDORES DO BRASIL ESTÃO CONSEGUINDO QUEBRAR A EMPRESA QUE É ORGULHO DO BRASIL E DO SEU POVO, VAMOS VER ATÉ ONDE VAI A MAROLINHA E ATÉ QUANDO O FDP DO LULA E SEUS CÚMPLICES VÃO CONTINUAR CONSEGUINDO COMPRAR O QUE RESTA DE SAFADOS DO BRASIL PARA CONTINUAR COMO "O CARA"      
Como não posso falar em nome de todos brasileiros, pois 84% deles provavelmente me recriminarão, falo apenas por mim.
OBRIGADO PRESIDENTE LULA !
OBRIGADO PT
OBRIGADO ALIADOS!
O PRIMEIRO UM GRANDE FDP, O SEGUNDO A UNIÃO DE OUTROS TANTOS E O TERCEIRO UMA CAMBADA DE SAFADOS QUE ESTÃO AJUDANDO OS DOIS PRIMEIROS A DESTRUIR MEU PAÍS!

RETIRO TUDO QUE ESCREVI ACIMA E ME RETRATO PUBLICAMENTE SE MENTIRA FOR.
inicio Nº 3 Desnacionalização da Petrobrás
Desnacionalização da Petrobrás      
Fernando Siqueira *

Em 1986, no governo do Sr. Reagan, começaram as investidas ditas diplomáticas, dos Estados Unidos, no sentido de garantir aos países industrializados, os recursos naturais não renováveis do planeta, existentes nos países pobres. Já em 1977, o então Secretário de Estado, Henry Kissinger, alertava que os países ricos não poderiam mais viver sem esses recursos e teriam de montar um esquema para dominá-los. O tema é abordado pelo Presidente da Aepet, engenheiro Fernando Siqueira, que alerta sobre a quebra do monopólio do petróleo e o desmonte da Petrobrás.

A partir dessa declaração, iniciou-se uma campanha de aprofundamento da globalização neoliberal visando, entre outros, esses objetivos. De 1977 a 85, as negociações do GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comercio) priorizaram a discussão desse objeto. Os países industrializados tentavam convencer os detentores dos recursos não renováveis a cedê-los para eles em condições inaceitáveis. A tônica era a cessão dos recursos a preços de custo de extração e transporte. Não se chegou a qualquer acordo.
Em 1986, sob o comando do presidente americano, Ronald Reagan, iniciou-se em Punta del Este, uma rodada de negociações chamada "Rodada Uruguai". A razão da convocação era a não concordância dos proprietários dos recursos com as propostas indecorosas dos países desenvolvidos, gerando o impasse. Também estas negociações se arrastaram sem conclusão. Entretanto, EUA, Japão e União Européia introduziam diretrizes, sub-repticiamente, no decorrer das negociações e pressionavam os países-alvo a assinar. Essas diretrizes eram os fundamentos da doutrina neoliberal: desregulamentações (mudanças das constituições, das leis trabalhistas, ambientais), privatizações, direitos de propriedade e outros.
A Rodada Uruguai continuou em Genebra e foi concluída em 1994, no Marrocos, com a fundação da Organização Mundial do Comércio, a mais poderosa organização de defesa dos interesses dos países desenvolvidos jamais criada, suplantando o FMI e o Banco Mundial.
Em 1989, já havendo grande parte das diretrizes empurradas goela abaixo dos países em desenvolvimento, o governo Reagan convocou os países latino-americanos para uma reunião em Washington, onde foram pressionados a implantar de imediato tais diretrizes, como acertadas pela Rodada Uruguai. Essa reunião recebeu o nome de "Consenso de Washington" e foi coordenada pelo seu mentor intelectual, John Wylliamson. Assim, o Plano Collor foi todo elaborado em cima dessas premissas. Entre outras coisas, o plano previa uma Política Industrial onde o estado sairia das atividades produtivas, deixando-as para o setor privado. O governo Collor chegou a enviar para o Congresso o chamado "emendão" que previa, entre outras coisas, a privatização da Petrobrás.
Com a queda de Collor, o presidente Itamar Franco interrompeu o processo a duras penas, tendo enviado ao Congresso funcionários das estatais para subsidiar os parlamentares com dados sérios que os fizeram cancelar a revisão constitucional inventada pelo bloco de deputados e senadores, patrocinados pelo capital multinacional, denominado Centrão. O objetivo desse grupo era adaptar a Constituição aos ditames do Consenso de Washington.

FHC retoma

Em 1995, o governo Fernando Henrique retoma integralmente as diretrizes do Consenso de Washington, conforme declaração do seu então correligionário e amigo Tasso Jereissati, na Folha de São Paulo de 28/8/99. Assim, como primeiro ato junto ao Congresso Nacional, FHC enviou o projeto de emenda Constitucional onde mudaria 5 itens da ordem econômica - que dilaceraram a soberania nacional - usando todos os meios ilícitos para aprovar esse pacote.
Dessa forma, mudou o conceito de Empresa Nacional, igualando empresas nacionais e estrangeiras, o que escancarou o subsolo nacional para as últimas, que ganharam o direito de explorá-lo, detendo até 100% das ações. Como elas captavam recursos no exterior a 6% ao ano contra até 48% cobrados das empresas brasileiras, esta emenda representou a entrega das nossas riquezas do subsolo às multinacionais. Até então elas só podiam deter o limite máximo de 50% do capital das empresas de mineração. Mudou também o monopólio da navegação de cabotagem, o que passou a permitir a entrada de embarcações estrangeiras nos nossos rios para escoar as nossas riquezas, inclusive as do subsolo. Quebrou também o monopólio das comunicações, entregando essa atividade estratégica para empresas estrangeiras.
O governo acertou com as multinacionais que elas construiriam 49 termelétricas, o que não foi cumprido. Assim, o país chegou a condição caótica de estar à beira de um apagão. O que só não ocorreu por patriotismo dos brasileiros.
Quebrou ainda o monopólio do gás canalizado, visando a entrega do seu domínio para empresas detentoras de reservas na Bolívia, no Peru e na Argentina. A Shell, por exemplo, descobriu o campo de Camisea, no Peru, com 400 bilhões de metros cúbicos de reservas de gás, desde 1983 e não tinha consumidor para esse gás. Na Bolívia, a francesa Total, a espanhola Repsol, as inglesas British Gas e British Petroleum detinham cerca de 700 bilhões de m3 de reservas de gás e também não tinham para quem vender. Na Argentina, Repsol, Total, British Gas e Perez Company detinham reservas de 600 bilhões de m3 também sem mercado consumidor.
Para criar mercado para essa massa de gás, era preciso construir um gasoduto até o Rio Grande do Sul passando por Campinas - São Paulo. Como esse projeto tinha uma Taxa Interna de Retorno muito baixa, cerca de 10% a/a, e um custo financeiro de 12% a/a, nenhuma empresa estrangeira se prestou a construir o gasoduto. Pressionado, o governo brasileiro impôs à Petrobrás a construção do gasoduto, obrigando-a a retirar recursos da Bacia de Campos, onde a Taxa Interna de Retorno era superior a 80% a/ano.
O Gasoduto foi o pior projeto da história de Petrobrás, além de, estrategicamente, ser o pior para o Brasil. Pelo fato de que o único consumo possível para o gás da Bolívia é através de geração elétrica a gás, o governo contratou uma empresa inglesa, a Coopers And Librand, para dar respaldo e avalizar essa decisão. A Coopers fez um relatório recomendando a opção por geração termelétrica a gás. Abandonamos 15 projetos de geração por hidroelétricas e voltamos todo o nosso esforço para a geração usando gás. O fato é que o governo acertou com as multinacionais que elas construiriam 49 termelétricas, o que não foi cumprido. Assim, o País chegou à condição caótica de estar à beira de um apagão. O que só não ocorreu por patriotismo dos brasileiros.
Além disto, o projeto do gasoduto, da forma como foi feito, é, estrategicamente falando, um desastre. Nós abrimos mão da soberania energética, abandonamos uma energia limpa, renovável, produzida aqui, usando mão-de-obra e equipamentos nacionais, em favor de uma energia poluente, importada, com o preço em moeda forte e atrelado ao preço do petróleo internacional. Além do mais, o gás é fornecido por um grupo de multinacionais, através do Monopólio Natural que é o gasoduto. Sendo o Brasil o único mercado possível para a massa de gás que nos cercava, era imprescindível uma negociação para recebermos o gás da Bolívia em condições muito mais vantajosas. Poderíamos usar o gás nas horas de pico ou quando houvesse estiagem e baixa nos níveis dos reservatórios. Mas não. Compramos o gás com uma maldita cláusula "Take or pay", que nos obriga a usar o gás na base da geração elétrica para evitarmos pagar sem utilizar. Passaremos de uma matriz energética a mais limpa do mundo (95% geração hidrelétrica), para uma matriz com mais de 20% de combustível poluente.

A quebra do monopólio e o desmonte da Petrobrás

Entre as 5 emendas à Constituição, no capítulo da Ordem Econômica, estava a que mexia no artigo 177, que consagrava o Monopólio Estatal do Petróleo, única forma de manter esse bem estratégico sob o controle dos brasileiros. Num primeiro instante, o governo mexeu no parágrafo primeiro do artigo 177, criando a brecha. Num segundo momento, remeteu o Projeto de Lei que regulamentaria a mudança constitucional e que se transformou na Lei 9478. Nesta lei, existem vários artigos que ferem a Constituição. Um deles, o artigo 26, fere o artigo 177 acima, que, mal ou bem, ainda mantém o monopólio. O artigo 26 diz que a empresa concessionária que produzir o petróleo se torna proprietária dele, após extraído, o que deixa com a União o "Monopólio da Rocha Vazia". O artigo 60 da mesma lei permite a exportação desse petróleo. Nossas reservas, que hoje dariam para abastecer o país por 40 anos, podem ser exauridas em menos de 10 anos. Justamente quando o petróleo estiver disparando em preços, estaremos ficando sem ele.
A lei do petróleo criou também a Agência Nacional do Petróleo, pretensamente para regular o setor. Na prática, o que vimos foi o seu primeiro diretor, genro do presidente da república, trabalhando o tempo todo para favorecer o cartel das transnacionais em detrimento da Petrobrás (o pessoal do setor petróleo chegou a apelidá-lo de Tiazinha: mascarado e bundão). A ANP vendeu áreas descobertas pela Petrobrás por preços irrisórios e com tamanho 220 vezes maior do que as áreas licitadas nos Estados Unidos, no Golfo do México. Enquanto dava 3 anos de prazo à Petrobrás para produzir em águas profundas, sob pena de tomar dela as áreas não exploradas, dava às transnacionais 8 anos de prazo. A ANP cedeu os dados geológicos, que a Petrobrás obteve à custa de investimentos de mais de 50 bilhões de dólares na Bacia de Campos, para as empresas estrangeiras, de graça. E muito mais.
Em 1999, para agilizar o processo de desmonte da empresa, o governo substituiu o Conselho de Administração formado por 6 membros da casa e 3 de fora, por 9 membros de fora, sendo eles representantes do sistema financeiro internacional, privatistas e entreguistas. Alguns deles: José Pio Borges - privatista, mais de 20 processos na presidência do BNDES por improbidade administrativa; Henri Phillip Reischstul – sócio do Banco Interamerican Express, especialista em desnacionalização de estatais; Francisco Gros – Diretor do Banco Morgan Stanley desde 1993, veio para o Brasil em 1997, por ordem do Morgan, para assessorar empresas americanas na compra de estatais brasileiras; Roberto Heiss membro da banca internacional; Jorge Gerdau Johanpeter, dono de um grupo internacional detentor de monopólio de aços finos no Brasil, foi o chefe do lobby que levou os congressistas a desmantelar a Constituição. Na reta final das votações, chegou a fretar um avião para levar os diretores e membros da FIERGS – Federação das indústrias do Rio Grande do Sul para sentar ao lado dos deputados e pressioná-los nas votações.
Em 1999, para agilizar o processo de desmonte da empresa, o governo substituiu o Conselho de Administração formado por 6 membros da casa e 3 de fora, por 9 membros de fora, sendo eles representantes do sistema financeiro internacional, privatistas e entreguistas.
Esse Conselho tem tomado providências drásticas no sentido de privatizar a Petrobrás. O senhor Reischstul, como presidente, contratou a empresa americana Arthur de Little, sem concorrência, para fazer o planejamento estratégico da Petrobrás. Presidido pelo amigo de Reischstul, Paulo Absten, a Arthur de Little, na verdade veio para ratificar as intenções desse Conselho. Entre outros, podemos citar algumas atitudes perniciosas dele:
Divisão da Petrobrás em 40 Unidades de Negócio para, sob o artigo 64 inserido na Lei do petróleo com essa finalidade, transformar essas unidades em subsidiárias e privatizá-las. Vale acrescentar que, em 1991, a IBM aplicou esse tipo de estrutura e teve um prejuízo de 4 bilhões, devido à concorrência interna predatória, o mesmo acontecendo com a Britsh Petroleum;
Promoveu uma troca de ativos com a Repsol da Argentina, onde a Petrobrás deu ativos avaliados pelo banco Morgan – o mesmo que Gros é diretor – em 500 milhões de dólares e avaliados por nós em 2,1 bilhões de dólares, em troca de ativos teoricamente no valor de 500 milhões de dólares que, dois dias depois, perderam 330 milhões de dólares, devido à desvalorização do peso, conforme declara o próprio balanço da Petrobrás. O Sindipetro do Rio Grande do Sul, assessorado pela AEPET, acaba de conseguir liminar na justiça sustando essa troca;
Adquiriu 58% das ações da empresa argentina Perez Companc, por 1,2 bilhão de dólares, quando, segundo o jornal Valor Econômico, o balanço da própria empresa avalia o seu patrimônio em 1,3 bilhão de dólares, mas diz que ela tem uma dívida de 2,3 bilhões de dólares. Estudamos uma ação judicial contra a compra;
Tenta comprar uma refinaria nos EUA, a ORION, na Louisiana, que está para ser fechada pelos moradores e ambientalistas, pela sua operação perigosa e poluidora. Acionamos o Congresso sobre isto;
Criou um clima organizacional péssimo na empresa, que redundou na saída de 75 técnicos com nível de doutorado, matando a tecnologia própria;
Produziu 62 acidentes em 2,5 anos para uma série histórica de menos de um por ano (17 acidentes de 1975 a 1998), incluindo o lamentável da P-36. Estamos solicitando ao Ministério Público uma investigação desses acidentes em face da forte suspeita de sabotagem. Depois de nossa denúncia nesse sentido no Senado os acidentes cessaram, o que aumenta a suspeita;
Um dos artigos da Lei do Petróleo prevê que o governo pode deter apenas 50% do capital votante. Não mais do capital total como previa a Lei 2004. Com isto, o conselho já vendeu cerca de 32% do capital votante, 18% do capital total, sendo a meta deles chegar à posição em que o governo detenha apenas 16,67% do capital total (ou 50% do capital votante que, pela lei das SA, pode ser de apenas 1/3 do capital total). Essa venda foi outro absurdo: considerando que o artigo 26 acima citado dá às concessionárias a propriedade do petróleo que produzirem, a Petrobrás se tornou proprietária das reservas de 19 bilhões de barris. Se avaliarmos em 20 dólares/barril, teríamos, só de reservas, 380 bilhões de dólares. Juntando com os demais ativos, teríamos um ativo total de cerca de 500 bilhões de dólares. Os 18%, cerca de 90 bilhões de dólares, foram vendidos por 8 bilhões de reais! Na última assembléia dos acionistas, foi delegado a esse conselho o direito de emitir ações preferenciais. Com isto eles atingirão a meta citada, emitindo ações preferenciais até atingir 2/3 do capital e vendê-las para o sistema financeiro, como já vêm fazendo.

A questão dos preços

A situação dos preços de derivados e do gás de cozinha mostra claramente como o governo favorece as distribuidoras transnacionais:
As margens de distribuição no Brasil são as maiores do mundo. No caso da gasolina, a Petrobrás recebe 14% do litro vendido ao consumidor. A distribuição e revenda recebem 22%. Nos EUA a empresa que faz o mesmo que a Petrobrás recebe 65% enquanto o segmento distribuição/revenda recebe 7%;
No caso do gás de cozinha o absurdo se repete. Para um botijão de 13 kg vendido a 26 reais a Petrobrás fica com 7,4 reais para remunerar a pesquisa a lavra o transporte, o refino. A distribuição fica com 6,4 reais só para pegar o gás na refinaria e entregar na revenda;
Na tentativa do governo de baixar os preços dos derivados em dez/2001, em 20%, visando o ano eleitoral, houve uma redução de apenas 11%. A Petrobrás baixou 25% na refinaria. O governo reduziu só 17 dos seus impostos (CIDE); os estados reduziram o ICMS em 12%; as distribuidoras aumentaram a sua margem em 7%!
No caso do gás de cozinha o caso é mais grave: sendo um combustível usado pela população carente para cozinhar seus alimentos, não se justificava um aumento de 58% de janeiro a julho/02. Com a polêmica na imprensa o governo resolveu intervir. Determinou que a Petrobrás baixasse 12,4% na refinaria. Esperava-se que essa redução chegasse ao consumidor. O que aconteceu? As distribuidoras subiram as suas margens em 26% conforme constatado pela ANP. O que fizeram o governo e a ANP contra esse absurdo? Nada. Declararam-se impotentes para acionar as distribuidoras. "Desconfiaram que existe um cartel, porque ouviram conversas telefônicas". Ora, qualquer pessoa sabe que o Sindicom e o Sindigas são os sindicatos que defendem o cartel de combustíveis e de gás respectivamente e são tão fortes que levaram o governo a mexer na Constituição para quebrar os monopólios do petróleo e do gás.

Conclusão

Há uma enorme falácia na questão dos preços: na campanha pela quebra do Monopólio Estatal do Petróleo, a grande justificativa era que a Petrobrás era ineficiente e era necessária a vinda de empresas estrangeiras "mais eficientes" para que houvesse redução dos preços. Agora, a mídia defende a tese de que é necessária a elevação dos preços ao nível internacional para viabilizar a vinda de concorrentes da Petrobrás. Onde está a tal eficiência baixadora dos preços? Será que é bom para o País elevar seus preços para trazer empresas que remetem lucro e empobrecem o Povo? Como justificar o nivelamento dos preços com o mercado internacional se o salário mínimo nos países desenvolvidos é 800 dólares enquanto no Brasil não chega a 80 dólares?
Como justificar o atrelamento dos preços ao dólar, se já produzimos mais de 80% do nosso consumo?

Fernando Siqueira é presidente da AEPET (Associação dos Engenheiros da Petrobrá
Neiva Buratto Maestri - http://veja.abril.com.br/multimidia/video/petrobras-uma-mentira-contada-durante-oito-anos