terça-feira, 24 de outubro de 2017

MEU PAI CELESTIAL, VEJA O QUE ESTÁ POR DETRAZ DOS FOGOS DA CALIFORNIA E ...



O HOMEM ESTA ALCANÇANDO O QUE DESEJOU, A PRÓPRIA DESTRUIÇÃO

NORDESTINO SIM SENHOR

Precisamos acabar com o preconceito e rótulos impostos aos cearenses.

Temos que parar de achar que no Ceará só tem  campeões de olimpíadas mundiais e nacionais de física e de matemática .

Temos que parar de pensar que no ITA e no IME só entram candidatos cearenses. Isso é total mentira. No ano passado, por exemplo, os cearenses só ocuparam 55% das vagas do ITA e 65% das vagas do IME. Ou seja, muitos outros brasileiros, também estudam lá.

Temos que parar de divulgar que as escolas de ensino médio no Ceará são as melhores do Brasil. Isso também não é verdadeiro. Entre as 10 melhores escolas de ensino médio no Brasil, apenas 5 estão no Ceará.

Esse rótulos "não" são confortáveis.

É preciso entender que os cerenses tem "muitas limitações". Por exemplo, seus jovens são os que menos usam tatuagem no Brasil.  Eles não gostam de funk, preferem o baião, xote e forro. Eles ainda respeitam os pais e avós, e pasmem, ainda  pedem a benção dos pais! Isso tudo é muita "limitação".

Domingo último estava em Lisboa e me encontrei com um grupo de 5 jovens "desvidos" brasileiros, onde 4 eram cearense, que estavam indo para a Alemanha para um evento na área da matemática. E o mais absurdo, eles não iam assistir e passear, eles eram os palestrantes!! E um, estava a telefonar para o pai, e pediu a benção do pai na frente de todos. Caretisse de quem preencheu sua grande cabeça só com conhecimento e valores.

Pensando bem, o preconceito até é juntificado. Eles são  diferentes. Esse "bicho" cearense valoriza até um tal Padin Cicero, meio santo, meio heroi, meio bandido. Vejam, três  "meios" é maior que um. Como pode, isso não é normal!
Valoriza ainda um poeta chamado Patativa de Assare. Isso é nome de poeta de respeito? E mais, não sabia nem ler!

Realmente esses cearenses são  marginais a nossa sociedade, principalmente a que mora e tem valores do sudeste brasileiro. 

Essa "cambada" de cearenses só desenvolveu o cérebro, a inteligência,  o raciocínio lógico,  o respeito, o talento e a garra.

Realmente são  limitados e podem até colocar em risco a "saudável, dinâmica , culta e elitista sociedade" de parte do Brasil.

(Estou dentro do avião da TAP, em um vôo Lisboa/Maputo. E até agora só bebi duas garrafas pequenas de vinho. Imagine o que escreveria após a quinta garrafa).

* Marcus Vinícius Rodrigues é cearense, Engenheiro, Mestre e Doutor, pesquisador e palestrante, autor de vários livros, Prof. da FGV e da Universidade de Lisboa.
CRÉDITOS: DAURO BRAGA