sexta-feira, 29 de abril de 2011

FESTA DA LAVADEIRA - A FORÇA

Governo Estadual volta a apoiar Festa da Lavadeira! Publicado em 28.04.2011 no NE10. Olha a força da LAVADEIRA ai MEU POVO!!

.por José Luiz Sobrinho Sobrinho, quinta, 28 de abril de 2011 às 20:40.Governo volta a apoiar Festa da Lavadeira

Foi confirmada, após reunião realizada na Assembléia Legislativa de Pernambuco na tarde desta quinta-feira (27), o apoio governamental à tradicional Festa da Lavadeira, que este ano festeja seu 25º aniversário e tem Mestre Salu como homenageado. A confirmação termina com o impasse sobre a realização da festa, iniciado quando a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho informou, na noite de segunda-feira (25), que a Festa da Lavadeira deste ano teria apenas a parte religiosa e não iria comportar shows, palanques e venda de bebidas alcoólicas.
O motivo para a não realização dos shows seria, de acordo com a Prefeitura do Cabo, porque a festa acontece em uma Zona Especial de Turismo, Lazer e Moradia (ZETLM), a Reserva do Paiva, e por isso não comporta instalação de palanques, som e comercialização de bebidas. Entretanto, o governo anunciou que irá investir R$120 mil - valor menor do que nas outras edições. Também garantiu a presença do SAMU e o policiamento no evento, que acontece neste domingo (1), além do acesso à praia, que seria limitado com a colocação de cercas, será liberado.
Apesar das dificuldades de se montar uma estrutura de palcos neste ano, as atrações musicais estão garantidas, pois os grupos de afoxé, caboclinho, maracatu e outros ritmos receberão auxílio para transporte e alimentação. Eles também consideram a participação fundamental, pois a música está diretamente atrelada às manifestações religiosas presentes na festa.
O presidente da Associação dos Afoxés de Pernambuco, Sandro Jucá, criticou a lei ambiental do Cabo de Santo Agostinho, afirmando que teria sido aprovada por pressão da Odebrecht. "A intenção é preservar aquela área ou impedir a presença do povo?", questionou. "Não tem como separar a manifestação cultural da religiosa", completou. Cerca de três mil pessoas se apresentam por ano na Festa. Só o Maracatu Piaba de Ouro, do homenageado Mestre Salu, é composto por 170 integrantes.

Vitória do povo! Então que assuma o controle e aproveite para acabar com esta zona de exclusão social criada pelos Brenand, qualquer parte do solo brasileiro pertence ao povo.
E que este mesmo povo saiba pagar dignamente a todos os vereadores que em benefício dos empresários, agredindo a constituição aprovaram a lei que cria mais esta zona de exclusão.
A praia é o laser mais democrático que existe e praia e mar são propriedades do povo brasileiro.  
Vamos ver se ninguém esquece de nas próximas eleições usar do mesmo expediente dos responsáveis pela lei de criação da Zona especial. EXCLUSÃO DELES DA POLÍTICA CABENSE.

Viva a Lavadeira!
Obrigado pela informação José Luiz.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite palavrões.