quinta-feira, 21 de abril de 2011

ESTRADA DE CURCURANA - UMA NOVELA DE MILHÕES ($)DE CAPITULOS

Estrada de Curcurana, hoje Avenida Barras (no trecho Jaboatão) e Avenida Vereador Horácio Ferraz Cavalcanti (no trecho - Pontezinha/Cabo- Se realmente for...), há 17 anos a comprovação da capacidade técnica do nosso DER, que esteve a ponto de ser relegada ao esquecimento pela construção da Vicinal Pontezinha / Barra de Jangada (estrada que passaria margeando o manguezal esquerdo do Rio Jaboatão- NOVA ESTRADA DE CURCURANA) obra contestada e alvo de luta das muitas comunidades intermunicipais envolvidas e que aparentemente por bom senso de um promotor não foi à frente evitando destruição de 10 km de mangue, sem necessidade o que foi provado e comprovado visto a existência da Estrada que poderá muito bem ser duplicada sem que se destrua ainda mais o meio ambiente.

Como o projeto apresentado numa Audiência pública onde o EIA/RIMA foi apresentado com requintes teatrais mais, tão incoerente quando as alegações de biólogos, engenheiros florestais, civis e mais uma leva de técnicos que emprestam seus nomes e suas qualificações para encobrir as safadezas da politicalha, foi fortemente contestada pelos presentes, chegando-se ao ponto de vermos e ouvirmos o diretor de um órgão estatal ser taxado de mentiroso em público.

Aparentemente as comunidades conseguiram salvar este trecho de mangue, mais como todas as outras alternativas apresentadas pelo povo, entidades sociais, jornais etc. não satisfaz os investidores do Paiva, NEM UMA NEM OUTRA ALTERNATIVA esta em andamento, existe muita especulação, mais nada de concreto, a estrada intermunicipal - Jaboatão/Cabo, é de interesse maior do estado visto que o projeto Paiva é um investimento de 15bi mas para tanto é necessária a infraestrutura.

Como o ralo da construção margeando o mangue parece ter sido fechado assim as outras alternativas ou ficaram paradas, (não se tem conhecimento de projetos, ou existe, mais estão esperando primeiro as raposas velhas fazerem a corriqueira especulação imobiliária para depois levar ao conhecimento de quem vai pagar a construção com o suor do rosto - O POVO).

Não estou dizendo com isso que a estrada não passe às margens do Rio, de forma alguma ela será construída por onde oferecer mais facilidade de roubo de adicionais aos valores contratados, mais propinas e tudo que cerca obras municipais, estatais e federais.

Enquanto isso o contribuinte sofre e arrisca a vida por esta obra de arte do DER que foi a estrada de Curcurana, construída ha dezoito anos uma das mais cabais prova da falta de respeito do Estado para com a vida dos cidadãos.

Senhores políticos! Levantem-se tirem estes rabos gordos das cadeiras, pelo menos façam de conta que trabalham e livrem os contribuintes desse martírio diário que é trafegar pela Estrada de Curcurana, ou morar nela.

DER, apareça, mostre pelo menos um projeto velho ou novo, há 25 anos quando vim morar aqui já se falava na construção da estrada ha 15 se fala em duplicação, será que conseguiremos ver um projeto antes de 2050?

Veja inclusive se evitam assinar a obra, ou seja, DER assina obras com trechos como o girador da Vitarella ou da 51.

Qualquer protesto sobre o aqui escrito, basta comunicar.

Um comentário:

  1. curcurana e uma verdadeira vergonha ,isso e brasil aqui quem reina e o futebol e carnaval.

    ResponderExcluir

Evite palavrões.